Consultar Número do PIS: Internet, CPF, Caixa

como consultar o PIS

O PIS, também conhecido como NIT/NIS, é usado para as consultas de saldo da conta do FGTS, entre outras coisas. Confira consultar numero do PIS.

Consultar número do PIS não é tão difícil quanto parece. A sigla, originada do Programa de Integração Social, é um programa de cunho social que comanda o:

  • FGTS;
  • Seguro Desemprego;
  • Abono Salarial.

Seu número é a sequência dos dígitos que faz a identificação dos trabalhadores advindos dos setores privados. Em geral, consultar número do PIS é necessário ao se executar ações onde há recolhimento de contribuição social. Além disso, também se usa em saques ou pesquisas sobre abonos e rendimentos salariais do trabalhador.

Usualmente o PIS vem registrado na CTPS de todo empregado. Mesmo quando esta é substituída, este não sofre nenhuma alteração.

Há uma previsão na CLT onde os empregadores precisam fazer a inscrição dos colaboradores que têm carteira assinada. O devido registro feito no Programa de Integração Social é o que vai assegurar todos os seus direitos referentes à questão.

Contudo, o PIS ainda gera confusões entre os funcionários, uma vez que os pagamentos dos abonos e benefícios são anuais. Mas estes obedecem a determinados critérios para pagamentos, conforme o mês do nascimento.

Com isso, diversos empregados acabam não fazendo as consultas e não se inteirando de certos direitos. Assim, os Programas Sociais acabam não se fazendo valer para diversos brasileiros.

Para que serve o número do PIS

O número do PIS é o que identifica o trabalhador quando da realização das contribuições tributárias pelas empresas. Tais contribuições destinam-se aos profissionais que atuam nos setores privados.

Estas visam financiar os pagamentos de abonos, seguro-desemprego e as participações nas receitas destas instituições.

como consultar o PIS

Como cadastrar o PIS

Atualmente existe três maneiras cadastrar o PIS:

  • Por sites na Internet;
  • Em agências da CEF;
  • Ou pelo cadastro em lote.

Pela internet no site da CEF

Para as empresas que farão o cadastro de seus colaboradores, antes de consultar número do PIS é preciso cadastrá-lo. É possível fazer isso entrando no site da Caixa Econômica Federal: www.caixa.gov/cadastronisempresa.

No entanto, primeiramente deve-se fazer a solicitação da senha de acesso. Para isso, preencha todos os dados solicitados após clicar em “cadastrar senha”.

Assim que a senha for cadastrada, o representante legal da empresa deve se dirigir até uma das agências da CEF. Não se pode esquecer que levar os seguintes documentos:

  • Documentos relacionados à representação legal da empresa e sua constituição;
  • Formulário do FICUS/ E devidamente preenchido e também assinado;
  • Cópias da Carteira de identidade e do CPF de quem vai acessar o sistema;
  • Cópia da procuração em se tratando de um cadastramento operado por um procurador.

Ao haver a aprovação dos documentos, será possível efetivar o cadastramento de todos os colaboradores. Basta entrar na Internet e acessar o mesmo endereço eletrônico usado para o cadastramento da senha.

Em seguida, ficará fácil consultar número do PIS sem nenhum problema.

Em uma agência da Caixa Econômica Federal

Escolha a agência da CEF mais próxima da empresa ou aquela em que se tem um prévio relacionamento. É preciso portar os documentos listados a seguir:

  • Cartão do CNPJ;
  • Comprovante de matrícula no CEI;
  • DCN.

Após fazer a retirada da senha de atendimento, será preciso explicar ao funcionário do banco tipo de serviço solicitado. Quando ele for informado que se trata de cadastramento do PIS de trabalhadores, poderá encaminhar para o atendente correto.

Cadastramento do PIS em lote

Para aquelas empresas de porte grande, esta é uma ótima opção. O alto número de colaboradores pode acabar tornando a ida às agências cansativa, se feita de pouco em pouco tempo.

Para cadastrar em lote é preciso ter um arquivo com layout próprio, que se encontra dentro do site da CEF. O envio é feito pelo próprio endereço do cadastramento da senha.

O banco irá retornar com o arquivo e todos os cadastrados feitos corretamente.

Como consultar número do PIS pela internet

Por meio do site do CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais), do INSS, consultar número do PIS é descomplicado. Também chamado de NIS ou NIT, essa sequencia numérica é essencial para consultar abonos e benefícios.

Siga o passo a passo abaixo e descubra:

  1. Acessar o endereço eletrônico do CNIS, clicando no botão “Cidadão”;
  2. No menu da parte superior, selecionar “Inscrição”, depois “Filiado”;
  3. Preencher os campos solicitados, marcando o captcha, depois “Continuar”;
  4. Aparecerá a mensagem dizendo que tal usuário é cadastrado, mostrando a sequencia numérica.

Prontinho! Agora fica fácil consultar número do PIS e saber se você tem direito ao saque dos benefícios.

Como consultar número do PIS pelo CPF

Consultar número do PIS pelo CPF pode ser feito de maneira fácil pelo sítio eletrônico do “Meu INSS”. Essa é uma ferramenta que centraliza vários serviços, inclusive o de consulta ao PIS.

Para isso, siga o passo a passo abaixo:

  1. Acessar o site Meu INSS;
  2. Clicar em “Entrar” no menu superior na parte direita;
  3. Selecionar o ícone “Cadastre-se”;
  4. Preencher os dados que forem solicitados (nascimento, CPF, nome, etc.);
  5. Clicar no ícone “Próxima”;
  6. Anotar a senha criada pelo sistema;
  7. Informar o CPF e senha;
  8. Fazer o login, alterando a senha que seja de sua preferência;
  9. Acessar outra vez com a senha nova;
  10. Na parte superior direita, aparecerão os dados referentes ao usuário, como nome, PIS e CPF.

Ok! Você acabou de consultar número de PIS pelo CPF! Simples, não?

Como consultar número do PIS na Carteira de Trabalho

O número PIS geralmente é encontrado, na CTPS nova, logo na página inicial. Nela também consta a identificação de quem é o portador. É importante ressaltar que essa sequencia será vista em negrito, possuindo entre dez e onze dígitos.

Já na CTPS antiga, para consultar número do PIS, basta ir nas últimas páginas.

Consultar na Agência da Caixa

Caso o número do PIS não esteja anotado na CTPS, o indivíduo pode se dirigir a uma das agências da CEF mais próximas de sua residência.

Ele deve portar os documentos pessoais, inclusive a Carteira de Trabalho. Um funcionário do banco irá direcioná-lo para o setor e, assim, será possível descobrir a sequencia numérica.

Qual a importância do número do PIS para o trabalhador

Este número é importante, pois através dele é possível fazer a identificação do funcionário. Além disso, o cadastro nos cartões de ponto, senhas e a digitais é associado ao PIS.

Esse é também um dado fundamental no momento de se recolher o FGTS. Sem contar que ele deve ser informado na emissão do CAGED.

É importante lembrar que o Programa de Integração Social refere-se a contribuições de cunho social e de naturezas tributárias. Estas são devidas por Pessoas Jurídicas e têm a intenção de efetuar o financiamento do pagamento de benefícios ao trabalhador.

Onde mais posso localizar o numero do PIS

Uma opção diferente das apresentadas anteriormente é por meio do canal de atendimento da CEF para os benefícios sociais. Para isso, basta ligar no 0800 726 0207.

O atendimento para consultar número do PIS é feito nos dias úteis, de 08:00 às 22:00. Aos sábados, de 10:00 até 16:00. As ligações são gratuitas, sendo feitas de um telefone fixo ou de um celular.

Consultar Número do PIS: Internet, CPF, Caixa
5 (100%) 1 vote[s]

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*