Consulta PASEP: Como fazer pelo CPF, BB

consulta pasep

O nº do Pasep é usado pelo trabalhador quando este vai consultar se tem o direito a receber algum benefício, tal como o saque das cotas referentes ao fundo do Pasep. Sendo assim, é de extrema importância entender mais sobre o assunto e saber como fazer as devidas consultas.

O Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) é um programa pelo qual os órgãos públicos depositam contribuições. Tais contribuições estão ligadas ao fundo de cada servidor. E você, sabe como consultar PASEP e verificar se tem direito ao resgate de benefícios?

Esse dinheiro, atualmente, é direcionado ao FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador), que faz o pagamento de benefícios, como abonos salariais. No entanto, entre os anos de 1971 e o de 1988, os depósitos feitos pelos órgãos públicos eram nominais aos servidores.

Cada um deles, então, possuía um percentual (parte/cota) do fundo.  É esse o motivo de só terem direito às cotas do fundo quem teve a carteira assinada como servidor público nesse período.

Mesmo com essas informações, você ainda possui dúvidas acerca do assunto? Então leia o post até o fim e fique por dentro de tudo a respeito da consulta ao PASEP.

Como consultar o PASEP

Para efetuar a pesquisa, os servidores públicos podem acessar o sítio eletrônico do Banco do Brasil no www.bb.com.br/pasep.

A instituição também disponibiliza a checagem através dos diversos terminais que possui de autoatendimento espalhados pelo país. Caso queira tomar informações via telefone basta ligar para o número 0800-729-0001 ou 4004-0001.

Consultar PASEP pelo CPF

Caso opte por consultar PASEP por meio do CPF é preciso, obviamente, ter em mãos o documento. Assim, seguindo o passo a passo descrito abaixo, informar-se sobre os benefícios será simples e rápido.

Passo nº 1: Acessar o endereço eletrônico do Banco do Brasil;

Passo nº 2: Preencher os campos com data de nascimento e nº do CPF;

Passo nº 3: Digitar o captcha e marcar a caixa “não sou robô”;

Passo nº 4: Clicar em confirmar.

Consulta PASEP Banco do Brasil

Um dos meios populares de fazer consultas do PASEP é indo a uma das agências do Banco do Brasil. De posse RG e do cartão cidadão, você pode se dirigir a um caixa e efetuar sua pesquisa.

O funcionário do banco irá fornecer todos os dados referentes ao seu benefício, tais como o valor e quando você irá recebê-lo. Isso, caso tenha direito às cotas.

Outra maneira que está caindo na preferência dos usuários é o aplicativo do BB. Quem está adequado às tecnologias e tiver um Smartphone em mãos, pode efetuar o download e começar a usar.

Para isso, clicar no ícone “dados PASEP”, digitar o nº do cartão cidadão, a senha e realizar as consultas.

Como saber se tenho direito ao PASEP

A CEF tem um app chamado “Caixa Trabalhador” que permite consultar PASEP. Esta ferramenta gratuita disponibiliza as informações necessárias sobre o abono salarial e pode ser baixado nos celulares iOS e Android.

Lembrando que, no ato da pesquisa, é preciso portar:

  • O nº do NIS (Número de Inscrição Social) ou;
  • O nº do CPF (Cadastro de Pessoa Física).

A concessão do direito ao abono é direcionada aos servidores que estão inscritos no programa há, no mínimo, 5 anos. Eles também precisam ter trabalhado com a CTPS assinada por, no mínimo, um mês no ano de 2017.

Como saber o numero do PASEP

O nº do Pasep é usado por aqueles que fazem parte do funcionalismo público para efetuar consultas de benefícios. É possível ter direito aos saques das cotas referentes ao fundo do PIS/PASEP e ao abono salarial.

Tais números também podem ser chamados de NIT (Número de Identificação do Trabalhador) ou NIS (Número de Identificação Social). Geralmente eles são encontrados nos seguintes documentos ou conseguidos da seguinte forma:

  • CTPS;
  • Extrato de FGTS;
  • Se dirigindo a uma das agências do Banco do Brasil, portando CPF e RG;
  • Por meio do NIS.

Se você optar por consultar PASEP e descobrir o número com o NIS, siga os passos descritos abaixo:

Passo nº 1 – Acessar o endereço eletrônico do CNIS no https://cnisnet.inss.gov.br;

Passo nº 2 – Clicar no ícone “Cidadão”;

Passo nº 3 – Clicar em “Inscrição”;

Passo nº 4 – Optar por “Filiado”;

Passo nº 5 – Preencher todos os campos com as informações de cunho pessoal;

Passo nº 6 – Anotar o número que aparecerá dentro de uma caixa vermelha.

consulta pasep

Calendário do PASEP 2019

É de extrema necessidade consultar PASEP, uma vez que os pagamentos se efetuam conforme as datas de nascimento dos beneficiários. Caso não seja recolhido no prazo máximo de 3 meses, acaba perdendo o dinheiro.

Este é devolvido aos cofres públicos, como determina a lei. A data estipulada como limite para o saque PASEP 2019 é 30 de junho. Confira a seguir o calendário:

Final do nº do PASEPInício do saquePrazo final
026/07/201828/06/2019
116/08/201828/06/2019
213/09/201828/06/2019
318/10/201828/06/2019
420/11/201828/06/2019
517/01/201928/06/2019
6 e 721/02/201928/06/2019
8 e 914/03/201928/06/2019

Telefone para consultar PASEP

Como explicado acima, existem várias formas de consultar PASEP. Para aqueles que preferem fazer uma ligação ou não possuem outro recurso, o procedimento é vem simples. Basta ligar no nº 0800 729 0001.

No entanto, não se pode esquecer de, no momento em que for tomar as informações, estar portando os documentos pessoais. Sendo assim, o atendimento será mais rápido e você conseguirá consultar PASEP sem maiores problemas.

Consulta PASEP: Como fazer pelo CPF, BB
5 (100%) 1 vote[s]

2 Trackbacks / Pingbacks

  1. Quem tem direito ao PASEP 2019-2020 | Consultarpispasep.com
  2. Abono Salarial 2019 PIS-PASEP: Consulta, Calendário

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*